2ª Conferência de Engenharia e Gestão Industrial
Leiria, 2 de Dezembro de 2004
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria


2ª Conferência de Engenharia e Gestão Industrial

A competição internacional caracteriza-se cada vez mais por uma maior dinâmica e grau de inovação por parte das empresas. Deste modo, assistiu-se nas últimas décadas a profundas alterações ao nível das exigências industriais que obrigam as empresas a mudanças significativas em termos de estratégias e procedimentos. Por outro lado, consequência da globalização dos mercados as empresas ocidentais enfrentam hoje uma forte competição por parte de empresas de novos países industrializados e de mão-de-obra barata, que colocam os preços no mercado sob forte pressão. Como consequência deste cenário industrial, os mercados internacionais são hoje extremamente voláteis e a competição entre países e empresas enorme.

Dada a necessidade de compreendermos o actual contexto económico e de pensarmos em estratégias de sucesso que permitam o desenvolvimento sustentado do nosso tecido industrial, a Comissão Organizadora da 2ª Conferência de Engenharia e Gestão Industrial elegeu como tema a “Gestão Empresarial: Que Desafios?”.

À Semelhança da edição anterior, este evento organizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria que decorrerá no auditório principal da ESTG Leiria no próximo dia 2 de Dezembro, visa constituir-se como um importante fórum de debate e ponto de encontro para todos os interessados pelas temáticas da Engenharia e Gestão Industrial, que são hoje e no futuro uma preocupação da nossa Sociedade desafiando empresários, quadros, associações industriais, jovens universitários e outros agentes ligados ao universo empresarial e académico, para um debate enriquecedor.

Para esta segunda edição da Conferência de Engenharia e Gestão Industrial foram convidados como oradores um vasto painel de importantes personalidades do mundo empresarial, académico e associativo para abordarem os temas da Internacionalização e da Competitividade de uma forma integrada, com exemplos concretos e apresentarem linhas de orientação futuras.

Em nome da Comissão Organizadora deste evento convidamos todos os interessados a participarem nesta Conferência enriquecendo o debate e contribuindo para de forma colectiva pensar os caminhos do nosso futuro industrial.

P´la Comissão Organizadora

Paulo Bártolo – Coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica

Carlos Vieira – Director do Curso de Engenharia e Gestão Industrial

    
SourceForge.net Logo